HORA CERTA EM JEQUIÉ

radio criticas

MENSAGENS SEMANAIS

A vida é curta, tente vive-la intenssamente sem nunca se arrepender com o que acontece

terça-feira, 6 de julho de 2010

A pior Holanda da Copa será um campeão melhor do que o de 2006


A avaliação de muita gente boa, depois de Holanda 3 x 2 Uruguai, é de que o Brasil perdeu para um time fraco. Não é verdade. A Holanda jogou sua pior partida da Copa na semifinal contra os uruguaios. Mas ainda assim é preciso considerar qual era a avaliação antes da partida. Quem se desapontou com a Holanda talvez esperasse um massacre. Não seria. Estava claro que os holandeses teriam um jogo difícil e que os uruguaios imporiam dificuldade, ainda que desfalcados de quatro titulares.

Foi o que se viu.

O Uruguai, diga-se, teve um mérito que faltou ao Brasil. Tocar a bola, dar passes curtos, aproximar seu time, quando era mais pressionado pela Holanda. Não se trata de criar alternativas para se aproximar do gol de Stekelenburg. Isso o Uruguai não tinha. Mas com passes curtos no meio-de-campo, o assédio holandês diminuiu. O ritmo de jogo da Holanda caiu.

Van Marwijk tirou um volante, De Zeeuw, no intervalo, escalou Van der Vaart. Passou a ter um volante, uma linha de quatro armadores e um atacante, Van Persie. Estava claro que o volume de jogo aumentaria. A qualidade da partida, não. A Holanda do segundo tempo conseguiu cercar a grande área de Muslera até contar com uma jogada invidual, nesse caso, o tiro de Sneijder da entrada da área. O jogo ficou mais aberto e a Holanda chegou ao terceiro gol com Robben, de cabeça, escorando o terceiro passe para gol de Kuyt,´líder de assistências empatado com Kaká, Thomas Muller e Schweinsteiger.

A Holanda merece estar na final. Venceu todos os seus jogos, foi firme, segura, forte, sem ser envolvente. Tem Sneijder fazendo uma Copa brilhante, embora não tenha merecido ser eleito o melhor da semifinal. Vai fazer uma final duríssima, seja contra a Alemanha, seja contra a Espanha. E ainda que não chegue como favorita, especialmente contra os alemães, se for campeã ter conseguido isso com um futebol mais ofensivo e merecedor do que o da Itália, há quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário